👉 O câncer de mama é o segundo tipo mais comum de câncer em mulheres, atrás apenas do câncer de pele do tipo não-melanoma. No Brasil, cerca de 85% dos casos estão relacionados a fatores ambientais, enquanto 10% a 15% são hereditários.
Uma nova diretriz internacional para o câncer de mama recomenda o teste genético em mulheres com idade igual a 65 anos ou menos que tiveram diagnóstico recente da doença.
Essa recomendação inclui a busca pelos genes que podem apresentar mutações passadas de forma hereditária. Entre eles, estão mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, que podem aumentar em 87% o risco de desenvolver câncer de mama.
No caso de mulheres mais velhas, que tiveram histórico recente de tumor nas mamas, a indicação também é válida, desde que tenham estágio avançado, câncer de mama do tipo triplo-negativo, histórico familiar ou variante patogênica. A indicação também é retroativa, ou seja, uma mulher de 72 anos que teve câncer de mama aos 58, por exemplo, pode ser testada para avaliar também o risco de hereditariedade.
Isso é importante porque caso carregue a mutação, a paciente pode realizar um painel genético para avaliar a presença de outros genes ligados à possibilidade de ter câncer hereditário. 😉
Quer saber mais sobre o assunto? Leia a matéria na íntegra: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2024/01/oncologistas-recomendam-teste-genetico-em-mulheres-diagnosticadas-com-cancer-de-mama-ate-65-anos.shtml#:~:text=Uma%20nova%20diretriz%20internacional%20para,germinativas%20%E2%80%94passadas%20de%20forma%20heredit%C3%A1ria.
#CentrodeOncologiaMonteSinai #OncoSinai #cancerdemama #testegenetico #vencerocancer