Além da equipe própria do Centro de Oncologia, no time do Monte Sinai, o paciente conta com todo o suporte multidisciplinar na assistência direta: Enfermagem especializada, Psicologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Fonoaudiologia.
Há ainda um aporte multiespecialidade para apoio diagnóstico e terapêutico nas mais diversas áreas associadas ao câncer. A equipe conta com apoio de cardio-oncologista, dentista, dermatologista, cirurgiões plásticos, patologistas, radioterapeutas e radiologistas intervencionistas, dentre outros.
- Cardio-oncologia – esta é uma área muito nova, bem como a idéia de prevenir efeitos da toxidade da medicação, explica o médico. O foco do cardio-oncologista não é evitar que se use a quimioterapia, mas tentar minimizar suas complicações, seja com medicação, com ajuste dos fatores de risco ou negociando com o médico prescritor a aplicação em doses menores ou ampliando os intervalos. É possível fazer a prevenção mudando o tratamento e até remanejando o tipo de medicação com a avaliação cardiológica prévia. Quando não se consegue evitar, o acompanhamento da insuficiência cardíaca passa a ser fundamental durante ou após a quimioterapia. Qualquer paciente oncológico que vai fazer quimioterapia deve fazer avaliação pré-cardiólogica.